Pedro Amaro apresentou livro no Dia do Concelho de Oleiros

1313680727Apresentação_livro

O livro “Os Mendes Barata da Longra”, da autoria de Pedro Amaro, foi apresentado, pela sua primeira vez, no passado dia 15 de Agosto, em Oleiros. O acontecimento inseriu-se nas celebrações do Dia do Concelho, o qual, nas palavras do Comendador José Santos Marques, presidente da Câmara Municipal de Oleiros, representa a ocasião destinada a “enaltecer Oleiros e toda a sua identidade, dignificando as suas gentes e os feitos mais notáveis”.

A introdução esteve a cargo de Nuno Barata Figueira, em representação da Associação Portuguesa de Genealogia e esta foi uma sessão que entusiasmou a interessada assistência. O autor, descendente por via paterna da família em destaque na obra, apresentou o livro de uma forma entusiasmante, cativando a atenção do muito público presente no auditório municipal. Recorde-se Pedro Amaro é também o autor da obra “Família Amaro do Vilar da Amoreira“, editada em 2006, assim como do artigo “Os Rebelo da Mota das Vilas de Álvaro e Pampilhosa da Serra”, publicado em 2008 na revista Raízes e Memórias, da Associação Portuguesa de Genealogia.

A obra resultou de um exaustivo trabalho de investigação por parte do autor, o qual é ainda Presidente da Casa da Comarca da Sertã, desde 2008. A família em destaque no livro, Mendes Barata, teve a sua génese em Álvaro, a partir de João Mendes e Apolónia Barata, tendo-se depois disseminado por várias freguesias do concelho (nomeadamente Sobral, Madeirã e Oleiros), pelo país e pelo mundo.

Veja aqui a reportagem