O período crítico de incêndios que habitualmente se compreende entre 1 de julho e 30 de setembro foi alargado até 15 de outubro devido às previsões meteorológicas.
O Gabinete Técnico Florestal do Município relembra que durante este período se aplicam medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais, sendo que nos espaços florestais e agrícolas não é permitido(a): fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes e balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas; e a circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.
Quando fizer piqueniques, leve comida já confecionada e faça refeições que não necessitem de ser aquecidas. Deposite o lixo em contentores e adote sempre normas de conduta preventivas.
Relembre-se que a autarquia tem feito uma grande aposta no setor da floresta, especialmente na Defesa da Floresta contra Incêndios.
A mais recente aquisição foram duas novas câmaras que reforçaram o Sistema de Apoio à Decisão permitindo uma cobertura de mais de 85% do concelho.