Scroll Top

Pinhal Total promove Rota das Sesmarias

1426247519Rota_das_Sesmarias_net

Depois da realização de várias Rotas anuais (dos Açudes, das Capelas, das Alminhas, “Todos com a Floresta”, do Cabrito, das Fontes e do Callum), a associação Pinhal Total Oleiros Aventura leva a efeito no próximo dia 29 de março, com início pelas 9H00, junto ao Jardim Municipal de Oleiros, a oitava edição do seu ciclo de passeios pedestres, os quais habitualmente se integram no âmbito do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho que decorre nesse e no fim-de-semana da Páscoa em 9 restaurantes aderentes no concelho de Oleiros.

Este ano com o título “Rota das Sesmarias”, a iniciativa insere-se nas comemorações do Ano Internacional da Luz e enquadra-se na inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português. Por esse motivo e em articulação com o evento, o passeio contempla a visita às gravuras rupestres de Oleiros, as quais sugerem uma presença humana antiga (pela passagem e marcação do território), a partir do Neolítico.
No mesmo dia, pelas 15H, no Jardim Municipal, aquele período histórico volta a estar em evidência com a representação a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte. “Na pegada do recolector nómada, sugere-se o rasto até à sua fixação sedentária, aprendendo com ele a petiscar pedras no crepitar da fagulha, a secar peles, a fazer anzóis com ossos, a domesticar animais, a descobrir os segredos da agricultura. A resistência aos vizinhos e invasores, argamassando coragens onde o bom senso manda recuar e a recriação do espírito castrejo, desabrochando de novo em flor montesinha, agreste e rijamente firme no seu posto altaneiro”.
É assim que no dia 29, após uma dura jornada, “a população de um povoado, vencida pelos seus inimigos e forçada a sair das suas terras, passa em migração pelo Jardim Municipal, carregando todos os seus pertences consigo e passando pelas várias privações do exílio”.
Os interessados em participar no passeio pedestre Rota das Sesmarias poderão inscrever-se em ww.pinhaltotal.com.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.