Plano Operacional Municipal 2014 aprovado

O Plano Operacional Municipal (POM) foi aprovado por unanimidade na passada segunda-feira, dia 31 de março, pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, numa reunião conjunta com a Comissão Municipal de Proteção Civil e o Centro de Coordenação Operacional Distrital. Com um dispositivo idêntico ao que tem sido mantido nos últimos anos, o plano mereceu a aprovação unânime dos membros da comissão.

Os avisos à população, lembrando as obrigações de limpeza de terrenos envolventes de habitações, vão ser reforçados por se detetar um aumento dos casos de incumprimento. No concelho de Oleiros, “em Zonas de floresta mais escuras, ou seja sem vigilância, a autarquia está a ponderar colocar câmaras de vigilância”, revelou o vice-presidente da autarquia, Victor Antunes, o qual presidiu à reunião da comissão. Segundo o autarca, “nos últimos cinco meses tem havido a preocupação de continuar o trabalho de prevenção já desenvolvido utilizando os meios próprios da Câmara Municipal. A autarquia também já esteve reunida com os sapadores florestais no sentido de renovar o protocolo existente para a realização de trabalhos diversos, nomeadamente ao nível da abertura de caminhos, da sua limpeza e manutenção”.

A reunião terminou com o briefing descentralizado do Centro de Coordenação Operacional Distrital, contemplando os três pilares de defesa da floresta contra incêndios – prevenção estrutural, representada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, prevenção operacional, a cargo da GNR, e combate, apresentado pelo comandante operacional distrital. Foi anunciado naquela ocasião pelo Comte. Distrital de Operações de Socorro (CDCOS) de Castelo Branco, Rui Esteves, que dois dos seis Aviões Anfíbios que cobrirão o território nacional durante o período crítico de incêndios florestais irão estar estacionados no distrito, mais concretamente, na Pista das Moitas. Os outros quatro serão distribuídos pelos distritos de Viseu e Vila Real. O Comte. anunciou ainda que o distrito contará ainda com 700 operacionais disponíveis para o combate, ou seja, um reforço de mais de 15 homens em relação a 2013. Rui Esteves revelou ainda que foi realizado um primeiro concurso nacional para ingresso de novos bombeiros, tendo Oleiros sido contemplado com 16 homens.