Posto de Turismo expõe produtos relacionados com semana temática

Integrado na Semana do Medronho e da Castanha, um evento promovido pela Câmara Municipal de Oleiros que decorre neste concelho de 30 de Outubro a 7 de Novembro, o Posto de Turismo de Oleiros aproveita a ocasião para receber da melhor maneira quem nos visita durante estes dias. Desta forma, mantém-se o espaço com um décor alusivo a toda a iniciativa, ao mesmo tempo que se expõem alguns dos produtos locais relacionados com a fileira do medronho, os quais são produzidos e comercializados em Oleiros.

Por outro lado, fazendo jus ao calendário de exposições que tem marcado de uma forma bastante contínua aquele espaço,  para além do destaque que vai para a Semana do Medronho e da Castanha, durante estes dias, quem passar pelo Posto de Turismo de Oleiros pode visitar a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”. A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a organização convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.

Com organização da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e com o apoio da Câmara Municipal de Oleiros, o resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período. A exposição integra-se no âmbito das celebrações do Centenário da República, as quais terminarão em Oleiros no início de 2011 com a exposição itinerante “Viva a República!… em Digressão”, de 17 a 19 de Fevereiro, na vila de Oleiros.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.