Scroll Top

Praia Fluvial de Açude Pinto obtém galardão praia acessível

1404203492bandeira-praias-acessiveis-post-1

A Praia Fluvial de Açude Pinto acaba de obter o galardão Praia Acessível – Praia para Todos, uma distinção que pretende que as praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade que viabilizem a sua utilização e desfrute – com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível – por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

 

Recorde-se que esta praia fluvial, assim como outras praias e zonas balneares do concelho, representa um dos produtos turísticos “Aldeias do Xisto”. no caso específico de Açude Pinto, esta praia tem sido distinguida com os mais variados galardões, sendo considerada pela QUERCUS em 2014 como praia de Qualidade de Ouro e pela DECO como uma das três únicas praias fluviais da Região Centro com a avaliação global de Muito Bom (a única do distrito de Castelo Branco com esta classificação).

 

A distinção “praia acessível”  resulta de uma parceria institucional entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., o Instituto da Água, I.P. (atualmente incluído na Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.), e o Turismo de Portugal, I.P. Este galardão visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto sobre a matéria no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, e no Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade (PNPA), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 9/2007, de 17 de janeiro.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.