Scroll Top

Presidente da Câmara relembra ao Governo projetos pendentes

1470930152_MG_3989

Ontem, dia 10 de agosto, Oleiros recebeu a visita do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, a propósito da inauguração de 16ª edição da Feira do Pinhal.

A sessão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, iniciou sublime ao som de violino, violoncelo e acordeão, com o grupo “Ventos da Líria”.

De seguida, a intervenção do Presidente da Câmara, Dr. Fernando Jorge, incidiu essencialmente sobre alguns projetos que por diversas vicissitudes, continuam a aguardar resposta ou aval da parte do Governo.

Assim, referiu ao Engº Amândio Torres situações como o Centro Nacional de Duplo Diagnóstico em Oleiros (que não existe em nenhum concelho do país); a oferta de uma nova ambulância do INEM; o diferimento para a produção de biomassa e ainda o apoio na requalificação de algumas estradas do concelho, vitais para impulsionar a exportação de madeiras e seus derivados.

Por seu turno, o Secretário de Estado mencionou naturalmente a importância da floresta, nomeadamente num território tão rico nesse aspeto como é Oleiros.

Neste âmbito, elogiou ainda o longo percurso que o concelho tem feito, seja na existência de uma ZIF (zona de intervenção florestal) que cobre 15% do concelho; seja na criação de uma associação de produtores florestais de primeira geração (APFAM).

Tendo como certo o desafio que é a floresta, em todas as suas vertentes, referiu o cadastro rústico como a mais premente e que está a ser analisada no sentido de avançar em parceria com diversas identidades, tendo frisado as freguesias como um polo âncora decisivo.

O responsável pela pasta das Florestas e do Desenvolvimento Rural, acabou por anunciar a criação de incentivos para o Jovem Empresário Rural, sublinhando que esta medida não se destina apenas a jovens agricultores, mas também para todos aqueles que invistam em territórios de baixa densidade seja em que área for.

Por fim, lembrou ainda que “o governo irá contratualizar um conjunto de iniciativas de âmbito profissional, num valor de 15 a 18 milhões de euros, na sequência de concursos que foram abertos no valor de 25 milhões de euros”.

Seguiu-se a atuação do Grupo de Bombos de Saint-Doulchard “Zés Preiras”, que acompanhou a comitiva durante a inauguração da Feira do Pinhal e visita por todos os mais de 100 expositores presentes neste certame.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.