Programa de Apoio Psicológico Oleirense com destaque nacional

1461244011cmo

Começou em março de 2015 o projeto de apoio psicológico que começa agora a suscitar interesse de especialistas a nível nacional. O programa de Apoio ao Luto do Município de Oleiros destacou-se por ser pioneiro a nível municipal, na região e até no país. Assim, surgiu o convite da parte da docente Alexandra Valente no sentido de apresentar este trabalho aos alunos do mestrado em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada.

Segundo a docente da cadeira, “o caráter inovador e a reconhecida utilidade social deste projeto despertou de imediato o nosso interesse.” Alexandra Valente refere ainda “que é de extrema pertinência para os jovens formandos em psicologia e futuros profissionais, o conhecimento aprofundado de projetos inovadores de intervenção comunitária e apoio psicológico que vão muito para além daquilo que é o atendimento em contexto de consultório.”

Deste modo, a psicóloga Rafaela Lopes, colaboradora do município, deslocou-se à Universidade Lusíada com o objetivo de partilhar com os estudantes de mestrado de psicologia clínica e futuros psicólogos, a experiência  e o tipo de intervenção que realiza no contexto profissional em que se insere. Este foi “um espaço de partilha de experiências privilegiado para o contacto dos alunos com projetos de intervenção psicológica em contextos diferenciados, daí resultando o seu maior conhecimento”.

A aula teve como tema “Considerações gerais sobre a intervenção psicológica individual e em grupo, em contexto de clínica privada, em contexto hospitalar e comunitário” . Além da psicóloga de Oleiros, estiveram ainda presentes uma psicóloga militar e uma psicóloga da APDES (Agência Piaget para o Desenvolvimento).

São 3 dias por semana que permitem a Rafaela Lopes percorrer os mais de 470km quadrados que o concelho possui. Em 2015 este programa permitiu chegar a 130 pessoas, maioritariamente idosos.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.