Projeto cultural intermunicipal motiva Encontros Experimenta Paisagem, no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa

1632993443Moon_Gate_1
Dois encontros de conversa e reflexão sobre Processos de Transformação do Território* (#01 – 13 de outubro) e Criação Contemporânea e Território** (#02 – 14 de outubro), integrados no projeto Experimenta Paisagem, decorrerão em Lisboa no âmbito da semana Cultura no Chiado, organizada pelo Centro Nacional de Cultura. Estes derivam da iniciativa Experimenta Paisagem, um projeto de transformação territorial que integra o Cortiçada Art Fest, um projeto intermunicipal – lançado em 2019 pelos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã e pelo escritório portuense de arquitetura MAG – Marques de Aguiar, com o financiamento da DG Artes.
Recorde-se que o projeto contemplou a criação artística e processos de envolvimento com as comunidades. Através de cinco obras de arte pública contemporânea, foram constituídos os roteiros de arte da Cortiçada (com o Farol dos Ventos, a Moon Gate e o Véu) e das Linhas de Água (com a Menina dos Medos e a Magma Cellar). Por seu lado, foi implementado o método do Experimenta Paisagem como Manifesto de mudança sobre a paisagem do Pinhal Interior.
Trata-se de um processo cujo desenvolvimento com parceiros nacionais e internacionais de referência, na curadoria e criação artística, na transformação do território e na criação de roteiros culturais, irá constituir, progressivamente, o Museu Experimenta Paisagem: um museu de trilhos e roteiros culturais em que obras de arte pública contemporânea (permanente) são promovidas através de “calls” internacionais com o método da Cortiçada, numa estratégia de valorização dos valores de cada lugar e dos recursos endógenos das comunidades locais. Este será um processo longo, tempo necessário à apropriação, à transformação territorial e à particular função deste museu, de mediar a relação entre a criação artística contemporânea e os valores da paisagem.
*Transformação do Território #1 |13 de Outubro, 17h30
Convidados: 
André Correia Fernandes, Carlos Antunes, Carlos Figueiredo, Filipa Roseta, Manuel Correia Fernandes, Nuno Grande, Paula Abrunhosa, Paula Santos e Sérgio Antunes
**Criação Contemporânea e Território #2 |14 de Outubro, 17h30
Convidados: 
Carlos Farinha, Duarte Belo, Marco Figueiredo, Helena Fernandes, Senza, Tiago Pereira, Yola Vale
Eventos: 
Evento presencial com moderação do Centro Nacional de Cultura, parceiro do Experimenta Paisagem, na Galeria Fernando Pessoa, Largo do Picadeiro 10, 1º (porta ao lado do Café No Chiado).
reservas: info@corticadaartfest.pt

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.