Scroll Top

Quintais na praça com elevada adesão

1352834085quintais_news

De saco cheio de compras ao ombro, Paula Rodrigues, de 38 anos, mostra o resultado da sua visita ao primeiro mercado do projeto Os Quintais nas Praças do Pinhal. “Vim comprar castanhas para um magusto e acabei por me abastecer de legumes e frutas. Gostei muito do espaço e da animação”, comentou. Realizado na Alameda da Carvalha, na Sertã, o primeiro mercado ficou marcado pela elevada adesão, com muitos dos 44 produtores e artesãos participantes a escoarem a maior parte dos produtos. O próximo realiza-se em Mação, a 9 de dezembro.

Promovido pela Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, o projeto conta com apoio do Proder e irá promover mercados mensais, com vista ao escoamento de produtos excedentes de pequenas produções. Além de hortofrutícolas, é dado espaço a alimentos transformados e ao artesanato da região. A elevada afluência obrigou a manter o recinto aberto após a hora prevista de encerramento – a desmontagem iniciou-se apenas às 18 horas.

Os mercados irão realizar-se ao segundo fim de semana de cada mês, sempre com animação associada. Nesta primeira feira, passaram pelo palco Os Tambores de Casal da Madalena, um acordeonista de Proença-a-Nova, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, o Grupo de Cantares do Grupo Cultural “Os Maçaenses”, o Grupo de Concertinas da Sertã, a Villa d’el Rei Tuna e o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim.

A Pinhal Maior congratula-se com o êxito do primeiro mercado e destaca “o contributo para a valorização dos produtos locais”. Depois de Mação, as próximas feiras irão realizar-se em Proença-a-Nova (13 de janeiro), Oleiros (10 de fevereiro) e Vila de Rei (10 de março), prosseguindo depois o sistema de rotatividade.

Os produtores interessados em aderir poderão inscrever-se para os próximos mercados. Toda a informação sobre o modelo de funcionamento é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130) ou pelos cinco municípios envolvidos. O projeto tem igualmente uma página de divulgação no Facebook, em que estão disponíveis os elementos de contacto.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.