O 9.º Mercado dos Quintais nas Praças do Pinhal, realizado no passado dia 14 de julho (domingo), no Jardim Municipal de Oleiros, revelou-se novamente um sucesso atraindo largas centenas de pessoas. A “praça de Oleiros” começa assim a ser uma das mais concorridas da região e segundo os 46 produtores dos cinco concelhos do Pinhal (Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei) o mercado esteve muito bom, com grande variedade de produtos e afluência de público que passou pelo Jardim Municipal de Oleiros. Situado no centro da vila, com sobras frondosas e a frescura da fonte, este revelou-se o local ideal para a realização do evento.
No que se refere à animação ocorrida no coreto daquela praça, para além das atuações do Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim e do Rancho Folclórico Maltez do Mosteiro, houve lugar para duas demonstrações de yoga e pilates, numa inovadora componente desportiva em harmonia com a temática do evento: saúde e bem-estar.
Na nona edição dos Quintais nas Praças do Pinhal, verificou-se que este é um projeto com pernas para andar e que começa a dar frutos. A atestar isso mesmo, registou-se em Oleiros a presença de um grupo de jovens que está a dar os primeiros passos na criação de uma cooperativa de produtores que pretende dar escoamento aos produtos gerados no território, assim como fomentar o consumo de produtos locais nos restaurantes IPSS´s, mercearias e consumidores finais. Da parte dos produtores, a recetividade foi enorme e este era mesmo o anseio de muitos. Na opinião geral, Oleiros funcionou como um excelente barómetro desta iniciativa.