Depois do sucesso conseguido com a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco em 2009, integrada no Campeonato Open de Ralis, o clube albicastrense decidiu apostar num verdadeiro “upgrade” de qualidade, deslocando a prova para uma outra zona da Beira-Baixa, a “Capital do Medronho“, que acolheu esta ideia desde o seu lançamento.
A procura de classificativas mais interessantes para os concorrentes, com desenho e competitividade exemplares, levou a Escuderia Castelo Branco até Oleiros e avaliar a disponibilidade de estradas, algumas delas outrora utilizadas em terra (nos ralis dos anos 70 e 80) que o “progresso entretanto asfaltou”, mantendo no entanto grande parte do traçado original que lhe empresta o interesse procurado pelos participantes. Nasce assim o Rali Rota do Medronho! Um fruto cuja tradição firme de qualidade está bem enraizada no concelho de Oleiros, onde anualmente se celebra a Semana do Medronho e da Castanha e a Maratona de BTT “Rota do Medronho”, a qual vai já para a sua 4.ª edição.
Com a realização deste evento, Oleiros assume-se definitivamente como a “Capital do Medronho”. Segundo a organização, garante-se assim o excelente nível de infra-estruturas de acolhimento à caravana do “Open”, afirmando ainda mais a oferta hoteleira e gastronómica da região. Espera-se então que o Rali Rota do Medronho seja um enorme sucesso.