Realismo mágico em Oleiros até 30 de abril

1364473396Realismo_mágico

Foi prolongada em Oleiros, até ao dia 30 de abril, a exposição de pintura “Cantos e Recantos da Cor”, da autoria de José de Paula, patente no Posto de Turismo Municipal. O autor é o maior especialista em Realismo Mágico em Portugal, uma corrente que deriva da escola literária com o mesmo nome, tendo surgido no séc. XX na América Latina e expandindo-se na Europa, principalmente em Espanha. Este movimento que se traduz num certo onirismo de forma realista, é evidente em romancistas sul-americanos como Gabriel García Márquez, Laura Esquivel ou Isabel Allende. Apesar de aparentemente desatento à realidade, o realismo mágico compartilha algumas características com o realismo épico, como a intenção de dar verossimilhança interna ao fantástico e ao irreal, diferenciando-se assim da atitude niilista assumida originalmente pelas vanguardas do início do século XX, como o surrealismo.

Numa altura em que a América do Sul assume grande protagonismo, com a eleição do 1.º papa sul-americano, Oleiros exibe uma exposição de pintura diferenciadora, onde o autor exibe várias correntes e técnicas, possibilitando a quem a visita o contacto com este interessante movimento artístico originário daquela região do globo.

Recorde-se que José de Paula é considerado um dos 25 melhores pintores portugueses, tendo exposto com outros nomes de relevo da cena artística nacional como Júlio Pomar, Paula Rego ou Graça Morais. Os 22 óleos expostos no Posto de Turismo de Oleiros evidenciam o talento de José de Paula, o qual estudou em Sevilha e Madrid. A sua obra encontra-se representada em museus e coleções particulares e os seus trabalhos estão espalhados por países como Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, Suíça, Canadá, Inglaterra, Estados Unidos da América e Japão. José de Paula fez várias exposições individuais e coletivas em cidades como Nápoles, Madrid, Valladolid, Évora, Casino do Estoril, Cascais, Porto, Caldas da Rainha e Coimbra. O reconhecimento pelo seu talento já lhe valeu a atribuição de diversos galardões, de onde se destaca o 1.º prémio de pintura Luís de Camões.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.