A Câmara Municipal de Oleiros, em colaboração com a A VALNOR, acolocou novos Oleões onde poderão ser lançados os Óleos Alimentares Usados (OAU). Só na vila de Oleiros foram instalados 5 receptores, nos quais deverão ser depositados os óleos alimentares usados, sempre em garrafas de plástico devidamente fechadas. Sob o lema “Óleo no Oleão é Menos Poluição”, os OAU passam assim a integrar o Sistema de Recolha e Reciclagem de Óleos Alimentares Usados daquela empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos Resíduos.
Quando despejados directamente nas redes de esgoto, os Óleos Alimentares Usados são muito prejudiciais à pureza da água e às estruturas de saneamento (ETAR´s). A recolha dos OAU, em recipientes próprios para o efeito, é mais uma actividade da VALNOR que beneficia o ambiente, através da recuperação dos OAU, da diminuição das emissões de partículas de carbono e de compostos de enxofre, permitindo (através da sua transformação em Biodíesel), substituir parte da importação de gasóleo e, graças à sua superior capacidade lubrificante, aumentar o tempo de vida útil dos motores. A VALNOR tem actualmente capacidade para a recolha de 200 000 litros de OAU, o que representa uma produção de combustível (Biodíesel) de 150 000 litros/ano, usado integralmente nos seus equipamentos.
Utilizando os novos Oleões, ajude a evitar a poluição e a produzir energia. Seja um ECOcidadão e coloque o seu óleo no Oleão.