Rede das Aldeias do Xisto destaca artesanato produzido no concelho de Oleiros

1334057837lã

A Rede das Aldeias do Xisto tem dado destaque ao artesanato de Oleiros, através da oficina de fiação de lã Willow Valept, de Lynn & Scott Valept, a qual se situa na freguesia da Madeirã e apresenta novelos de lã fiada e tingida artesanalmente. A realização de workshops tem sido frequente e tem levado o nome do concelho de Oleiros aos mais variados lugares.

Lynn e Sott radicaram-se no concelho de Oleiros, na freguesia da Madeirã e têm contribuído para a valorização do artesanato local. O casal aprendeu o ofício de fiar a lã manualmente com Mary (mãe de Scott), a qual é mestre e professora desta arte na África do Sul. Usam lã portuguesa em bruto ou cardada em Portugal, fiando-a na sua cor natural, branca e castanha, ou em combinações destas cores. Para tingirem a lã usam métodos naturais e produtos à base de plantas, mas também tintas sintéticas dando origem a novelos e a peças de lã bastante apreciadas.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.