O percurso pedonal entre a Ponte Grande da Torna e o Açude Pinto, numa extensão de cerca de 2.300 m, pelas margens da Ribeira de Oleiros, irá ser implementado em breve, mal as condições climatéricas e o nível das águas da Ribeira o possibilitem.
Numa primeira fase irão ser desencadeadas ações de limpeza seletiva da vegetação, com a finalidade de promover a biodiversidade e o valor ambiental do local. Para atingir esse objetivo e sabendo tratar-se de um território com um vasto potencial em termos ambientais, o Município de Oleiros, no âmbito de uma candidatura ao programa PRODER (Ação 3.2.2 – Conservação e Valorização do Património Rural), pretende executar as operações técnicas necessárias à limpeza da galeria ripícola, regularização das margens e manutenção do caminho pré-existente. Com esta requalificação pretende-se assim aproximar novamente a população daquele local, podendo usufruir e tirar partido de toda a tranquilidade que proporciona.
O projeto contempla ainda a construção de um espelho de água (através da construção de um açude com comportas, a jusante da Ponte Grande), a criação de espaços de contemplação e de interpretação da paisagem (ao longo do percurso pedestre) e a beneficiação das pontes pedonais existentes entre as duas margens da Ribeira.