Foi assinado no passado dia 21 de maio, o contrato que marca o início da requalificação do Largo de S. João Baptista no Estreito. Sabendo que este era outrora um lugar de culto religioso, e é hoje local de convívio e de encontro especialmente por altura de S. João, e tendo ainda em conta a afluência pedonal e de tráfego motorizado neste ponto, existe neste momento a necessidade de o requalificar.
A intervenção pretende não só requalificar a calçada existente, mas também criar uma delimitação de zonas pedonais e zonas de tráfego, tendo em conta que aqui convergem cinco ruas. Este projeto pretende ainda “desenhar” numa parte do pavimento, o traçado original da igreja antiga (da qual resta a Torre Sineira), criando aqui uma pequena zona de lazer. Ao lado deste espaço surge uma zona ajardinada que delimita a união da Avenida da Igreja com o largo, e que irá receber uma escultura de homenagem aos resineiros. No mesmo sentido, – do lado oposto – está o “pelourinho”, um elemento algo escondido que se pretende salientar com o traçado de percurso pedestre proposto.
Surgem assim zonas pedonais independentes que até esta data não existiam e também zonas de lazer, onde até hoje apenas existia uma única calçada sem ordem.
A requalificação vem portanto dignificar este espaço com um tratamento urbano de requalificação, além da recuperação e integração dos elementos de claro valor histórico e patrimonial que lá se encontram. A obra representa um investimento de 98.572,56 €.