Requalificação do Miradouro do Zebro lançada a concurso público

16212403181621240010zebro

A requalificação do Miradouro do Zebro, recentemente reconhecida como “uma ação de relevante interesse público”, conforme Despacho n.º 3946/2021, publicado em Diário da República a 20 de abril de 2021, foi lançada a concurso público. O procedimento para a empreitada encontra-se a decorrer e a mesma contempla a construção de uma plataforma de visualização da envolvente com um panorama de 360 graus, suspensa do talude rochoso existente.

O projeto tem a assinatura do Arquiteto Álvaro Siza Vieira e foi considerado pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, como “um equipamento de indiscutível interesse público”. Para Fernando Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, “esta recuperação do miradouro do Zebro na serra do Muradal na freguesia do Estreito/Vilar Barroco é uma obra muito importante para o Concelho de Oleiros, pois muito contribuirá para o crescimento do turismo nesta região. Acresce que ter a assinatura dum dos mais prestigiados e premiados arquitectos do Mundo é uma garantia de sucesso desta impressionante estrutura”.

Recorde-se que a nova estrutura terá 225 metros quadrados e ficará suspensa no cimo da serra com uma área visitável e utilizável que supera os 80 metros quadrados. O projeto tem como objetivo a requalificação de um espaço de contemplação já existente (miradouro), com a construção de uma plataforma de visualização da envolvente com uma vista panorâmica de 360°, dominando a extenso vale percorrido pelo rio Zêzere, sendo constituído por uma plataforma de planta circular sustentada em consola fixa na rocha.