Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Resina.PT arrancou no passado sábado em Oleiros

1635334919Resina (Demo)
Arrancou no passado sábado (dia 23 de outubro), em Oleiros, o projeto Resina.PT, o qual vem reforçar a programação cultural em rede existente no território e valorizar a matriz identitária regional, através de ações diferenciadoras e impactantes. O projeto, acarinhado e impulsionado desde o início pelo Município de Oleiros, foi alvo de uma candidatura efetuada pela Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior e os municípios que a integram (Oleiros, Mação, Proença-a-Nova e Vila de Rei) e é cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
O projeto intermunicipal arrancou com a iniciativa “Flagrantes no Pinhal – Património”, a qual consistiu num itinerário temático de fruição cultural, com vários domínios artísticos, trilhando a Rota do Religioso. Tendo como ponto de partida a estátua do Padre António de Andrade, de onde a pintora Daniela Pinto ilustrava toda a envolvente, o grupo foi guiado por Anabela Silva e Nuno Caldeira, os quais iam enquadrando os aspetos patrimoniais e artísticos, respetivamente. No segundo ponto, o alpendre da Capela do Espírito Santo, Miguel Calhaz, reconhecido contrabaixista, proporcionou um momento sublime a todos os presentes. De seguida, o grupo partiu para o alpendre da Capela de S. Sebastião, onde Bernardo Alves encantou os participantes com o seu talento. Após uma paragem na Capela da Senhora Mãe dos Homens, chegou-se ao ponto de início, onde os presentes puderam ver o resultado final da ilustração a grafite e aguarela. A iniciativa revelou-se um sucesso e veio, uma vez mais, colocar os momentos de fruição e partilha cultural, tendo como foco as pessoas e a oferta de experiências diferenciadas e inspiradoras.
Recorde-se que no âmbito da operação Programação Cultural em Rede, o Município tem mais dois projetos a decorrer: Digitalizar a Cultura (com 2 serões culturais Hora do Conto, descentralizados, até ao final do ano*) e Beira Baixa Cultural (com 4 visitas guiadas e encenadas** até ao final do ano e um espetáculo de coprodução artística***). Assim, no âmbito da Programação Cultural em Rede, até ao final do ano, estão agendadas as seguintes ações:
Beira Baixa Cultural
** Visitas guiadas e encenadas (9H)
30/10 – Isna
6/11 – Madeirã
27/11 – Orvalho
11/12 – Oleiros
*** Espetáculo de coprodução artística (21H)
4/12 – Auditório da Santa Casa da Misericórdia
Digitalizar a Cultura
* Horas do Conto (21H)
13/11 – Cambas
18/12 – Madeirã
Resina.PT
novembro/dezembro – Residência Artística (Teatro) com apresentação pública (data a divulgar).

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.