Ribeira de Oleiros requalificada

Passadiços da Ribeira

Já se encontra na reta final todo o projeto de requalificação, embelezamento paisagístico e capacitação ambiental da Ribeira de Oleiros. A beneficiação deste espaço natural aconteceu especialmente nas condições de acessibilidade e segurança do percurso temático (pedonal) “À Descoberta da Ribeira”, através da instalação de passadiços. Desta forma permite-se que quem tenha mobilidade reduzida possa percorrer aquele corredor verde entre a Ponte Grande da Torna e a Praia Fluvial de Açude Pinto.

Esta intervenção criou ainda condições que potenciam a sua utilização durante o ano inteiro atraindo um maior número de visitantes, bem como a dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património, como é o caso da criação de plataformas para pesca desportiva, ou para a observação e contemplação da fauna e flora. A instalação de papeleiras e bancos em locais estratégicos ou a colocação de QR Code nos painéis interpretativos existentes são outros dos elementos que farão parte desta requalificação.

Para além desta vertente que se insere mais na sua capacitação turística, estamos atentos também às questões ambientais, que são indissociáveis de qualquer projeto: a recuperação do potencial ecológico da Ribeira de Oleiros, numa extensão de 8,5km, propondo-se intervenção numa área de 23,32ha, desde o Pisão até ao Lagar do Milrico. As operações em causa realizam-se no leito, corpo de água e galeria ripícola, com o objetivo de garantir a sua funcionalidade, através da recuperação do seu potencial ecológico e paisagístico, promovendo a proteção destes habitats e da sua biodiversidade, sendo executadas com recursos exclusivo a meios manuais e/ou meios mecânicos simples. Intervenção abrangida pela candidatura ao PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, inserida na Operação 8.1.5 Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas, com a tipologia “Proteção de Habitats e Promoção da Biodiversidade”.

A empreitada, denominada “Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros”, contou com um investimento de 246.299,43€, com uma comparticipação (85%) 209.354,52€ no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.