Através da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), o Município de Oleiros volta a integrar um projeto turístico que realça aquilo que de melhor o Interior do país e, nomeadamente, a nossa região, tem para oferecer a quem nos visita: a Rota do Azeite.
Apresentada recentemente na Academia Time Out, em Lisboa, a 15 jornalistas especialistas e generalistas nacionais, esta nova rota de sabores (e saberes) integra os seis municípios da Beira Baixa: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e “convida os visitantes a ingressar numa mão cheia de experiências diferenciadoras e genuínas que têm o azeite como fio condutor”.
Em Oleiros, o ponto de paragem será o lagar e os olivais da Casa Fernandes. Consulte a brochura da Rota do Azeite da Beira Baixa: RotaDoAzeite_Brochura.
A Rota do Azeite Beira Baixa dá a conhecer um azeite ímpar, alguns pratos tradicionais distintivos da região, os restaurantes onde podem ser degustados e, também, as inúmeras experiências turísticas existentes ligadas ao azeite e dá ainda a sugestão de um roteiro de três dias. Desde arregaçar as mangas e fazer o próprio azeite, começando na apanha da azeitona e seguindo até a um lagar tradicional ainda em laboração; a um passeio por paisagens que se prolongam até ao horizonte com oliveiras centenárias e milenares, a lagares que hoje são museus e, claro, uma mão cheia de propostas gastronómicas únicas e identitárias… há muito para descobrir. Os visitantes passam, assim, a ter num único documento toda a informação compilada sobre esta temática.
Para além de online, as brochuras estarão disponíveis em postos de promoção locais estratégicos.