O último dia da Mostra do Medronho e da Castanha, 4 de novembro, ficou reservado para o desporto de natureza. Passava pouco das 9 horas da manhã, quando os 150 betetistas participantes na maratona de BTT “Rota do Medronho” arrancaram da Praça do Município a pedalar com destino às serrarias de Oleiros, onde o aroma a medronho marcava o circuito. Como alternativa, os participantes podiam escolher um de três percursos com 10, 25 e 50 km. Com a chancela da Pinhal Total, esta foi uma atividade que revelou uma vez mais que em Oleiros se podem acolher eventos de grande envergadura.
Meia hora depois da partida dos ciclistas, dava-se início à Caminhada “Rota da Castanha”, uma atividade promovida pelas Piscinas Municipais de Oleiros que atraiu cerca de uma centena de participantes. Entre eles destacam-se o do grupo de montanhismo dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos, composto por 35 participantes e o grupo do curso profissional de técnico de turismo do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei constituído por 24 elementos, os quais percorreram soutos e açudes que marcavam cenários absolutamente idílicos.
Num dia perfeito para a prática do desporto, com o tempo a ajudar, estes foram dois eventos realizados com sucesso, reunindo as duas atividades um total de 250 participantes, muitos destes oriundos dos mais variados destinos. As rotas traçadas não deixaram ninguém indiferente às belezas naturais que iam sendo percorridas e a um saber-receber ancestral que distingue Oleiros de outras paragens.