RTP fez reportagem sobre Pisa Tradicional da Castanha em Oleiros

Na segunda parte da emissão do dia 10 de janeiro de 2012 do “Portugal em direto”, da RTP 1, passou uma reportagem sobre uma tradição Oleirense que se efetua anualmente e que consiste na Pisa Tradicional da Castanha. As filmagens foram realizadas na localidade de Roda, freguesia de Oleiros e ao todo, foram pisados energicamente 700 Kg de castanha. Esta é uma tradição anual que ocorria habitualmente nesta época e que garantia a alimentação das pessoas ao longo do ano, a partir das castanhas piladas.

As castanhas depois de apanhadas eram secas num caniço (estrado ripado) com uma fogueira por baixo (acesa sob lume moderado e constante ao longo de um mês e meio), a qual garantia que as castanhas eram secas, ficando a pele estaladiça e apta para o processo da pisa. esta operação ocorria em cestos próprios para o efeito e fazia com que as castanhas se descascassem. Com movimentos bastante enérgicos, este era habitualmente um trabalho levado a cabo pelos homens, exigindo um grande esforço físico.

Veja aqui a reportagem:
http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=19455&c_id=1&dif=tv&idpod=70048

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.