O que é?
O Programa abem: A Rede Solidária do Medicamento consiste em protocolos de colaboração que pretendem garantir o acesso a medicamentos prescritos por receita médica, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este valor será financiado numa parte pelo Município, sendo os restantes valores assegurados pelo Fundo Solidário abem, composto por uma rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento.
Emergência abem
Destinatários: Abrange todas as freguesias/localidades afetadas pelos incêndios ocorridos no ano de 2017;
Quem pode requerer: pessoa isolada ou agregado familiar com todos os seus elementos;
Documentos necessários: Nesta situação o procedimento a ter em conta aquando do preenchimento do formulário de adesão é que todos os elementos procedam à assinatura do mesmo e o entreguem juntamento com uma fotocópia do Cartão de cidadão, ou caso não tenha o Cartão de Cidadão tem que entregar: Bilhete de Identidade; Cartão de Contribuinte; Cartão da Segurança Social no Gabinete de Ação Social;
População geral
Destinatários: População do concelho de Oleiros; Face ao apuramento do rendimento familiar/indivíduo, estes têm que apresentar uma capitação inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) por forma a vir a ter direito a beneficiar do mesmo.
Quem pode requerer: pessoa isolada ou agregado familiar com todos os seus elementos;
Documentos necessários: Nesta situação o procedimento a ter em conta aquando do preenchimento do formulário de adesão é que todos os elementos procedam à assinatura do mesmo.
Para o efeito devem entregar os seguintes documentos em fotocópia no Gabinete de Ação Social:
-Bilhete de Identidade/ Cartão de cidadão (na sua ausência o NIF ou o NISS)
– Rendimentos do trabalho dependentes e independentes;
– Rendimentos capitais e prediais;
-Pensões, incluindo as pensões de alimentos;
– Prestações sociais (todas exceto as prestações por encargos familiares, por deficiência e por dependência);
– Subsídios de renda de casa ou outros apoios públicos à habitação, com caracter regular.
Fichas de inscrição
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Oleiros presta apoio domiciliário à população de todo o concelho, disponibilizando diariamente cuidados básicos de saúde e rastreios gratuitos o nível dos fatores de risco das doenças cardiovasculares tais como a diabetes, a obesidade, a hipertensão, colesterol, entre outros.
O apoio da UMS revela-se muito importante também ao nível da separação da medicação dos mais idosos, assim como a sinalização de casos de luto e/ou patologias que necessitem de acompanhamento ou direcionamento para os serviços indicados.
O Gabinete de Psicologia do Município de Oleiros disponibiliza gratuitamente à população do concelho apoio psicológico clínico, contribuindo para a promoção do ajustamento psicológico e visando o seu bem-estar psicossocial.
O apoio psicológico é prestado no Gabinete de Psicologia ou no domicílio, nos casos de pessoas com problemas de mobilidade.
Qualquer munícipe ou instituição poderá realizar referenciações, que serão depois avaliadas.
Gabinete de Psicologia: 936377521
servicopsicologia@cm-oleiros.pt
Edifício do Mercado Municipal, Loja 3
Horário para realização de referenciações ou atendimentos presenciais:
3ª feira: 9h às 11h
6ª feira: 14h às 15h
Áreas de Intervenção:
- “Apoio ao Luto” – apoio psicológico de pessoas que enfrentam situações de luto;
- Apoio psicológico aos cuidadores informais;
- Apoio psicológico a utentes das IPSS´s do Concelho (Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, Santa Casa da Misericórdia de Álvaro, Centro Social de São João do Sobral e Centro Social e Paroquial do Estreito);
- Apoio psicossocial em situações de crise, catástrofe e trauma (acidentes, incêndios…);
- Apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, referenciadas pelos diversos serviços sociais e de saúde.