O Município de Oleiros inaugurou a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada” e cuja requalificação torna o espaço um atrativo turístico não apenas local, mas também regional e internacional, impulsionando assim a economia do Concelho através da visita de turistas.
O Miradouro do Zebro, situado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, foi requalificado com projeto desenhado pelo arquiteto Siza Vieira e é o único miradouro em Portugal com a sua assinatura.
Na inauguração estiveram presentes o Secretário de Estado do Turismo (ex-presidente da Turismo do Centro), Pedro Machado, naquela que foi a sua primeira deslocação enquanto membro do Governo ao Distrito de Castelo Branco, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.
Do Concelho, esteve presente todo o Executivo Municipal, os membros da Assembleia Municipal, os presidentes das juntas de freguesia e o anterior autarca, Fernando Jorge, bem como outras individualidades.
O Secretário de Estado do Turismo destacou a notável influência da “marca global” de Siza Vieira, apontando-a como uma referência, que tem os seus seguidores”, por ser um dos mais premiados arquitetos do mundo, galardoado pelo prestigiado Prémio Pritzker.
Pedro Machado salientou, ainda, que a obra em questão “surge num território improvável, no meio da natureza”, atraindo não apenas estudantes de arquitetura, mas também entusiastas de todo o Mundo. O Secretário de Estado deixou rasgados elogios à visão do executivo municipal por ter conseguido uma “obra emblemática e diferenciadora”.
A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, indicou a possibilidade de um reforço na comparticipação comunitária, afirmando que “o financiamento para esta obra foi o possível, mas nunca se sabe se poderá vir mais algum apoio, porque até ao lavar dos cestos é vindima e o programa ainda não fechou”. Isabel Damasceno acrescentou que a infraestrutura “é uma mais valia para esta região, que tem características naturais ímpares e é agora um local de visita obrigatório”.
A atração de visitantes a Oleiros foi o objetivo que sustentou a ideia do anterior presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, que convidou em 2021, o arquiteto a visitar o miradouro e a estudar a sua requalificação.
Fernando Jorge reforçou que se as pessoas “quiserem ver este que é o único miradouro desenhado por Siza Vieira, terão de vir a Oleiros”. Parafraseando Fernando Pessoa, “quando Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce”, louvou o anterior presidente da Câmara Municipal de Oleiros, admitindo que foi um sonho difícil de concretizar.
O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, reforçou que “temos um concelho com locais com vistas maravilhosas” e está a ser estudada “a criação de outros miradouros e um deles está para breve”.
O autarca demonstrou o orgulho que é Oleiros passar a figurar no circuito de obras mundiais de Siza Vieira, lado a lado com outras cidades. Miguel Marques salientou que “se sermos rurais é estarmos aqui, naquilo que é mais genuíno e autêntico, naquilo que é o bem-receber, então podem-me chamar rural que eu fico e ficamos todos muito satisfeitos”.
Os discursos da inauguração foram feitos perante dezenas de pessoas que preencheram este novo espaço de contemplação da natureza, para assistir a este momento histórico, que ficará eternamente na memória do Concelho.
A requalificação do Miradouro do Zebro teve um custo total de 596.661,35€, tendo recebido financiamento de fundos comunitários, através do Portugal 2020, no valor de 414.660,46€.
O Miradouro é composto por uma plataforma de planta circular, de 15 metros de diâmetro, fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 30 metros do solo e a 150 metros desde o fundo do vale.