‘Senhor do seu nariz’ estreia em Oleiros no dia 2 de fevereiro

1547813272senhor_do_seu_nariz

No próximo dia 2 de fevereiro pelas 21 horas, Oleiros recebe a companhia de teatro AtrapalhArte no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, com a peça “Senhor do seu nariz”, inspirada no texto original de Álvaro Magalhães.

A entrada é gratuita e a peça destina-se ao público em geral, ensino Pré-escolar e 1º Ciclo.

O “Senhor do seu nariz”, um dos cinco divertidos contos da obra para crianças e jovens de Álvaro Magalhães, é sobre um rapaz que foi fadado para ter um nariz do tamanho de um chouriço, o que lhe tornou a vida difícil durante algum tempo.

Era diferente dos outros com aquele nariz que atrapalhava muito, pelo que passou a viver longe da aldeia em que nascera.

Mas, ao mesmo tempo, ser narigudo trouxe vantagens como ter um olfato apurado, uma capacidade que se revelou preciosa para a aldeia e fez do rapaz um herói, ou seja, aos poucos, a sua desgraça transformou-se em graça.

Esta é uma história cheia de humor, poesia, reviravoltas inesperadas, que incentiva os mais novos a olhar para si e para os outros de mente aberta e sem julgamentos: somos todos diferentes e são essas diferenças que nos tornam únicos e especiais!

Esta peça ajuda a criança a construir a sua própria identidade, a sua relação com o mundo e a tornar-se num ser ativo e tolerante.

Apelando ao imaginário, permite a transposição de universos, a vivencia de outros modos de ser, a resolução de conflitos interiores e de problemas de ordem psicossocial.

É, por isso mesmo, um fator decisivo na sua maturidade, no seu equilíbrio afetivo e na sua inserção no coletivo da escola e da comunidade em geral.

Além disso, este conto está inserido no Plano Nacional de Leitura e nas metas curriculares do 3º ano, sendo uma mais-valia vê-lo dramatizado de forma divertida.

No final do espetáculo, haverá uma sessão de esclarecimento que permite aos alunos colocarem questões e esclarecerem dúvidas acerca da obra ou da peça que viram.

Também será possível aos professores tirar fotos às turmas com o cenário e elenco.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.