Scroll Top

Sessão de Esclarecimento “Os Quintais nas Praças do Pinhal” em Oleiros

1350565694Os_quintais_nas_praças_do_Pinhal_2

Realizou-se no passado dia 16 de outubro, pelas 18 horas, no auditório da Casa da Cultura, uma sessão de esclarecimento destinada a todos os potenciais interessados em participar no projeto Os Quintais nas Praças do Pinhal. Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Pinhal Maior, em parceria com os cinco municípios que constituem o Pinhal Interior Sul (PIS) e a qual pretende dar um aproveitamento aos excedentes provenientes da agricultura familiar e de pequena escala, aumentando o rendimento daqueles produtores.

Nesta primeira fase, o projeto compreende a realização de mercados onde o que de melhor se produz nos quintais, hortas e pomares da região (assim como alguns produtos alimentares transformados) vem até às praças do Pinhal, dando resposta a uma procura crescente por estes produtos reconhecidos pela sua qualidade e salubridade. Os mercados terão uma periodicidade mensal, sempre no primeiro fim-de-semana de cada mês, em regime de rotatividade pelos 5 concelhos do (PIS), contando ainda com um atrativo cartaz de animação.

Numa fase posterior, pretende-se criar postos de recolha de produtos, a partir dos quais uma equipa técnica se encarregará de garantir o seu escoamento, nomeadamente para a Grande Lisboa, onde estão a ser efetuadas diligências para garantir um eficiente apoio logístico e uma ampla visibilidade em torno desta ação.

A sessão de Oleiros foi conduzida por três elementos da equipa técnica do projeto, o Dr. Augusto Nogueira, da Associação Pinhal Maior, a Engª. Inês Martins, da Câmara Municipal de Oleiros e o Eng. Bruno Cardoso, da Câmara Municipal de Vila de Rei. Esta ficou marcada pela participação significativa de muitos interessados, os quais se puderam inteirar da iniciativa e esclarecer algumas dúvidas, nomeadamente no que se refere às normas de produção e comercialização de cada categoria de produtos.

O website deste projeto irá estar brevemente disponível, pelo que os interessados em obter mais esclarecimentos poderão desde já contactar o número 274 600 130 ou consultar a página do facebook em http://www.facebook.com/#!/pages/Os-Quintais-nas-Pra%C3%A7as-do-Pinhal/402017776531602.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.