Sessão de trabalho sobre Estudo de Reordenamento Florestal em Oleiros

1605172718Salao_Nobre_Camara_Municipal_de_Oleiros

Realizou-se no passado dia 2 de novembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Oleiros, uma reunião de trabalho com representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Direção Regional de Agricultura e Pescas, o presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, técnicos do município, proprietários e um representante da GKAPITAL, empresa apurada em concurso público. O objetivo da reunião foi apresentar o plano de ação do estudo, o cronograma de trabalho e discutir a sua execução prática.

O Diretor Regional do ICNF explicou que após o incêndio de 2019, que afetou os concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã, foi constituído um grupo de trabalho composto por vários ministérios, a tutela, autarquias e associações locais. Como o processo de preparação dos trabalhos estava ainda numa fase preliminar, entendeu-se que Oleiros e Proença-a-Nova deveriam integrar o conjunto de municípios, depois do incêndio de setembro de 2020. Assim, “alargou-se o território de estudo aos 5 concelhos e à totalidade da área dos concelhos”. O estudo tem como finalidade ordenar o território.

O sócio da empresa GKAPITAL, Gonçalo Alves, destacou que alguns dos enfoques do estudo são possibilitar o “aumento da resiliência dos territórios”, “do investimento privado” e a “revitalização das economias locais”, sendo para isso essencial reunir com as autarquias envolvidas, ouvir e discutir as propostas apresentadas.

Fernando Jorge defendeu que Oleiros é “uma floresta de oportunidades” e tem “grandes capacidades de desenvolvimento”, no entanto “o ordenamento florestal é essencial”, porque “não há faixas que resistam a determinados incêndios”.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.