Sessão distrital do Parlamento dos Jovens debate em Oleiros “O (In)Sucesso Escolar”

1425652097Parlamento

Alunos do ensino básico de 12 escolas do distrito de Castelo Branco reuniram-se no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, no passado dia 3 de março, na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens destinada ao ensino básico. Numa iniciativa que tem por finalidade a promoção do interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade, a sessão foi promovida pela Assembleia da República (AR), em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) do Ministério de Educação e Ciência (MEC) e contou com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ), do Município de Oleiros e do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

Na sessão que teve por tema o (In)Sucesso Escolar e foi monitorizada pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência (segundo um modelo comum ao ensino básico e secundário),  participaram os 51deputados eleitos em todas as escolas do círculo eleitoral (48+3 da mesa do Parlamento), a deputada da A. R. Hortense Martins, os professores e diretores das escolas a que pertencem os deputados e os representantes e Assembleia da República, da DGEstE, do IPJ, do executivo da Câmara Municipal de Oleiros e do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

No final, foram eleitas as escolas que irão representar os jovens do distrito na Sessão Nacional e foram aprovadas três recomendações deste círculo eleitoral que serão apresentadas naquela sessão: a alteração da legislação sobre a constituição das turmas no que se regere ao número de alunos, a criação de centros de estudo nos edifícios escolares e a implementação se sessões de presença voluntária, em horário pós-laboral ou aos fins-de-semana, com a participação de especialistas, para esclarecimento de pais e encarregados de educação sobre a melhor forma de acompanhar o estudo dos seus educandos.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.