Sessão pública de informação sobre concursos para atração de investimentos e emprego

1519982773SI2E

O Município de Oleiros encontra-se a dinamizar uma sessão pública de informação, que irá congregar vários concursos abertos para a atração de investimento privado e criação de emprego.

A sessão é aberta a toda a comunidade e irá acontecer no dia 9 de março, pelas 18 horas na Casa da Cultura.

Um dos temos abordados será o “SI2E – Atrair” (Aviso CENTRO-M9-2018-08). Este sistema de incentivo consiste numa oportunidade de financiamento, disponível para projetos de investimento empresarial e criação de emprego, localizados exclusivamente em Concelhos da Região Centro, fustigados pelos incêndios, como foi o caso do Concelho de Oleiros.

Com este incentivo pretende-se o fortalecimento e diversificação da atividade empresarial regional, com especial ênfase na valorização dos recursos endógenos.

Os investimentos a candidatar poderão ir até ao montante de 235.000,00€+IVA, havendo, no âmbito do SI Inovação, outras medidas passíveis de comparticipar investimentos de montante superior.

A dotação a concurso é de 10 milhões de euros (8 milhões de euros FEDER e 2 milhões de euros FSE). O aviso está aberto de 12 de fevereiro até 27 de abril de 2018.

Na sessão de esclarecimento, estará presente a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).

Associado a este incentivo, será também apresentada a Operação 4.0.2 – Investimentos em Produtos Florestais Não Identificados como Agrícolas no Anexo I do Tratado (2º Anúncio/PDR2020).

Este incentivo destina-se a comparticipar operações de investimento, de montante compreendido entre os 25.000€ e 4.000.000€, nas atividades de:

·         Abate, rechega, extração, recolha, concentração, triagem e transporte de material lenhoso, incluindo biomassa florestal e resina;

·         Primeira transformação de madeira, incluindo biomassa florestal e resina.

A dotação deste concurso é de 8.000.000€, e o aviso encontra-se aberto no período de 01-03-2018 (15h) até 02/04/2018 (17h).

Nesta sessão pretendem-se transmitir as informações mais relevantes sobre cada medida, como sejam as condições de acesso do beneficiário e projeto, a forma e taxa do incentivo, e ainda, as obrigações a que ficam sujeitos os beneficiários.

Haverá ainda, nesta sessão, espaço para questões mais particulares, que poderão ser exploradas com maior detalhe, caso seja necessário, em contactos posteriores com o Gabinete de Apoio ao Empreendedor.