Sr. Produtor Agrícola, agarre esta oportunidade

1335255239Os_Quintais_nas_Praças_do_Pinhal

A Pinhal Maior está a promover uma iniciativa que tem como objetivo fomentar a produção agrícola, através do aproveitamento económico e social de excedentes da agricultura familiar e de pequena escala existentes em toda a Zona do Pinhal. A ideia passa por agilizar que os pequenos produtores possam vender os seus produtos através de um escoamento eficaz assegurado pela equipa do projeto ou em mercados periódicos, a realizar nos cinco concelhos, com animação e uma divulgação bastante alargada. Para o caso da venda em mercados periódicos, estas “praças” serão realizadas mensalmente, em sistema de rotatividade, pelo que cada produtor é poderá ainda participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio socioeconómicos. Para participar nesta iniciativa, existe ainda a possibilidade entregar apenas os produtos num posto de recolha, os quais serão depois escoados pela equipa do projeto. Para o efeito, só tem de se dirigir à Junta de Freguesia e preencher um inquérito de inscrição bastante simples que também está disponível para download nos “Destaques” deste website. A partir do preenchimento dos referidos inquéritos, vai ser possível efetuar uma caraterização agrícola do concelho de Oleiros.

Com esta iniciativa pretende-se ainda:

1) Evitar que se percam enormes quantidades de alimentos de grande qualidade e para os quais existe procura crescente;
2) Promover os Produtos do Pinhal, através da organização periódica de eventos que atraiam visitantes consumidores aos vários concelhos do Pinhal;
3) Desenvolver progressivamente uma dinâmica empresarial geradora de riqueza e emprego local, ao mesmo tempo que garante um acréscimo de rendimento nos lares do Pinhal e
4) Fomentar uma imagem positiva de todo o território, criando uma marca global de prestígio e passível de retorno turístico.

Além das juntas de freguesia, toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130). A participação da população é essencial e só com a indicação dos produtos excedentários a vender ao público se poderá avançar com a definição do modelo da iniciativa.