O Jardim Municipal de Oleiros recebe uma peça de teatro de marionetas no próximo dia 13 de setembro pelas 21 horas.
Os Valdevinos – teatro de marionetas, trazem até Oleiros o Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos que é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc. XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana.
Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte. Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta.
Segundo os Valdevinos, “o repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar”.
Nesta lógica, será apresentada a peça “O Barbeiro Diabólico” em que Dom Roberto vai casar e decide ir ao barbeiro fazer a barba e o cabelo. Achando o corte demasiado caro, regateia o preço o que desencadeia uma luta desenfreada que culmina com a morte do barbeiro.
Aparece o polícia para investigar, a seguir o diabo para o condenar e por fim a Morte para o levar, mas Dom Roberto consegue resistir a todos.