O contacto de proximidade das técnicas do BUPi (Balcão Único do Prédio) de Oleiros com os proprietários começou esta segunda-feira na freguesia de Cambas. A grande maioria dos cidadãos contactados manifestaram interesse em mapear os seus terrenos, um procedimento que é gratuito.
As técnicas do Município, Inês Fernandes e Marília Candeias, acompanhadas pela secretária da Junta de Freguesia de Cambas, Carla Chamiça, estabeleceram contacto com os habitantes e proprietários a residir, atualmente, nesta freguesia. São de natureza diversa os motivos pelos quais os proprietários ainda não fizeram o seu registo nas entidades competentes, e é nesse sentido que o BUPi de Oleiros pretende dar todo o seu apoio no sentido de colmatar estas dificuldades.
O grande objetivo neste processo é regularizar o registo dos imóveis de acordo com a legislação em vigor, uma vez que o registo na conservatória é o que efetivamente prova a titularidade do prédio e, juntamente com o processo de georreferenciação/localização dos terrenos no mapa, são condição obrigatória para a realização de qualquer operação com os mesmos (compra, venda, doação, etc).
Para além desta ação no terreno, há ainda a hipótese de ser colocada à disposição da população um balcão BUPi móvel, ou seja, mediante o contacto com a secretária da Junta de Freguesia, Carla Chamiça, os proprietários poderão agendar uma deslocação dos técnicos do BUPi à freguesia e obter exatamente o mesmo serviço que é prestado no Balcão em Oleiros.
Aos proprietários que residem noutros locais do país ou no estrangeiro, que possuem terrenos no município de Oleiros e carecem de registo, podem obter informações sobre o melhor procedimento para o fazer, através do número do Balcão (937059021) ou correio eletrónico (bupi@cm-oleiros.pt).
As datas seguintes dos próximos contactos “porta-a-porta” serão anunciadas em breve, quando terminarem os contactos em todas as aldeias da freguesia de Cambas. Para já, na quinta-feira, 9 de março, a ação de sensibilização para o registo das propriedades prossegue na freguesia de Álvaro.