Tradição das janeiras voltou a cumprir-se

1578916277janeiras

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e o GAIO (Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho) cantaram na passada sexta-feira, as janeiras aos funcionários e ao executivo camarário, tradição que se cumpre há vários anos no Município.

O cantar das janeiras é uma tradição que passa por reunir grupos de amigos que vão pelas ruas, de porta em porta em janeiro, de forma a desejar um bom Ano Novo. Ambas as associações cumprem a tradição, não só neste dia, mas também pelas ruas de Oleiros e do Orvalho. A tradição manda também que terminada a canção os donos da casa tragam as janeiras (castanhas, maçãs, chouriço, vinho etc.) e assim foi também na Câmara Municipal, com o Tradicional Bolo Rei, típico desta época.