Fernando Jorge, autarca do Município de Oleiros, esteve hoje reunido com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Sertã, juntamente com os seus congéneres da Sertã, Pampilhosa da Serra e Pedrogão Grande: Carlos Miranda, Jorge Custódio e António Lopes, respetivamente.
Os autarcas tiveram a oportunidade de transmitir ao governante as suas principais preocupações, com o principal tema de conversa a fixar-se na possibilidade de construção de um túnel de transvase de água do Rio Zêzere (a partir da Barragem do Cabril) para o Rio Tejo (Barragem de Belver).
Na sua opinião, unânime, qualquer projeto que venha a ser implementado deverá salvaguardar uma quota mínima para a Albufeira do Cabril, e outras a jusante, que permita o uso múltiplo destas albufeiras, nomeadamente, a captação de água para abastecimento das populações, a defesa contra incêndios e a utilização para fins turísticos, essencial para a economia local.
A referida obra consta do estudo de reforço da resiliência nas Zonas do Médio Tejo, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente e que deverá ser posto a consulta pública em setembro.
João Paulo Catarino, por sua vez, tomou nota das sugestões dos edis, e garantiu “que a busca de soluções para o grave problema que afeta a bacia hidrográfica do Tejo irá decorrer com transparência e num clima de diálogo com os interessados”.