Três Equipas de Intervenção Permanente criam 15 postos de trabalho com apoio da Câmara Municipal de Oleiros

Bombeiros - EIP - 3

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros termina o ano de 2022 com um reforço da segurança aos cidadãos através da constituição da terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP). As três EIP’s envolvem um investimento de cerca de 13 mil euros por mês, financiado a 50% pela Câmara Municipal de Oleiros, com a restante metade suportada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Para Fernando Jorge, Presidente da Câmara Municipal, “a edilidade fez a sua obrigação, mais uma vez, custeando o que o Estado deveria suportar por inteiro”. “Fazemo-lo porque a nossa população, muita dela envelhecida, necessita do socorro prestado no Concelho ou, outras vezes, nas deslocações para o hospital de Castelo Branco”, acrescentou ainda.

Nos períodos em que estão ativas, “estes bombeiros estão em permanência no quartel, de segunda a sexta-feira”, destaca Francisco Domingues, adjunto de comando da corporação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros. “Por outro lado, com estas equipas foram criados, ao todo, 15 postos de trabalho”, destacou.

Francisco Domingues frisa que sem o apoio da Câmara Municipal de Oleiros seria “impossível” reforçar o apoio permanente no quartel, ele que ambiciona no futuro ter mais equipas desta natureza. “O socorro não tem hora e as corporações precisam de bombeiros em permanência, formados para todas as ocorrências. Oleiros precisa destes homens”, sublinhou.

As EIP’s são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais. Os bombeiros que integram estas equipas são caracterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários. A primeira EIP da corporação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros foi constituída a 5 de janeiro de 2009, a segunda a 1 de outubro de 2021 e a terceira já este ano, a 1 de outubro.

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.