Pçª do Município, 6160-409 Oleiros, Portugal

Trilho Português dos Apalaches inaugurado em março

1419257933GR_38

A Grande Rota Muradal-Pangeia (GR38), também conhecida como o Trilho Português do Apalaches, vai ser inaugurada em março. Esta Grande Rota situa-se no Concelho de Oleiros e representará a aproximação do mais famoso percurso pedestre do mundo (o International Appalachian Trail, situado no continente americano) à Europa. O projeto, de escala internacional, inclui uma via de BTT, a Escola de Escalada Crista de Zebro e uma via ferrata (a segunda do país). Recorde-se que este é um circuito com aproximadamente 37 km e tem a particularidade de apresentar quatro pontos alternativos de partida e chegada: as aldeias de montanha de Estreito, Sarnadas de S. Simão, Vilar Barroco e Orvalho.

As sensações e as emoções são uma constante ao longo desta Grande Rota. Os trilhos recuperados serpenteiam a linha de cumeada que se desenvolve ao longo do relevo apalachiano da Serra do Muradal e permitem realizar um passeio magnífico por majestosos pontos de interesse, como os esplêndidos miradouros naturais no topo das cristas rochosas ou os diversos fósseis que se encontram a revesti-las (como em nenhum outro ponto do Mundo). Estas curiosas formas espiraladas, tão especiais, possibilitam a reconstituição dos ambientes em que se formaram originalmente as rochas quartzíticas, numa então extensa praia de areia fina, onde terá vivido um organismo misterioso extinto há mais de 400 milhões de anos.

A Grande Rota Muradal-Pangeia enaltece a montanha quartzítica do Muradal e evoca o supercontinente Pangeia que existiu há 200 milhões de anos, do qual Oleiros e toda aquela região do Maciço Ibérico fizeram parte. A união da outrora imensa massa continental partida pelo Atlântico faz-se hoje pelo Trilho Internacional dos Apalaches, “o maior trilho contínuo de pegadas humanas do mundo”.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.