Trilho Português dos Apalaches vai ser inaugurado no final de março

1420795875GR_38

O trilho português dos Apalaches, o mais famoso percurso pedestre do mundo, vai ser inaugurado em Oleiros nos dias 28 e 29 de março. Conhecido oficialmente como Grande Rota Muradal-Pangeia, este tem a chancela do IAT (International Appalachian Trail) e promete ser uma das maiores atrações turísticas da região. A inauguração que irá coincidir com o período pascal e com a realização do primeiro fim-de-semana do 7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, irá anteceder a ocorrência da prova portuguesa do Trans Pangean Challenge, uma das mais reputadas e desafiantes competições de ultra running em todo o mundo e que terá lugar naquele território de 19 a 25 de abril.

Esta Grande Rota (a GR 38 de Portugal) situa-se no Concelho de Oleiros e consiste num projeto de escala internacional com aproximadamente 37 km que inclui uma via de BTT, a Escola de Escalada Crista de Zebro e uma via ferrata (a segunda do país) e que representará a aproximação do maior trilho contínuo de pegadas do mundo (situado no continente americano) à Europa. As sensações e as emoções são uma constante ao longo do relevo apalachiano da Serra do Muradal e permitem realizar um passeio magnífico por majestosos pontos de interesse, como os esplêndidos miradouros naturais no topo das cristas rochosas ou os diversos fósseis que se encontram a revesti-las (como em nenhum outro ponto do Mundo).

Recorde-se que em Oleiros, para além da GR 38, existe outra Grande Rota, a GR 33 – Grande Rota do Zêzere, a qual atravessa o concelho longitudinalmente, no seu limite norte, junto ao rio, numa extensão de 53 km. Também a GR 21 – Grande Rota das Aldeias do Xisto, intercepta o concelho em dois pontos, a Este e Oeste do Concelho.

O porquê do nome?

A Grande Rota Muradal-Pangeia enaltece a montanha quartzítica do Muradal e evoca o supercontinente Pangeia que existiu há 200 milhões de anos, do qual Oleiros e toda aquela região do Maciço Ibérico fizeram parte. A união da outrora imensa massa continental partida pelo Atlântico faz-se hoje pelo Trilho Internacional dos Apalaches, “o maior trilho contínuo de pegadas humanas do mundo”.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.