A equipa de navegação da associação Trilhos do Estreito participou no passado sábado, dia 14, em Coimbra, na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Navegação (CNN). Nesta etapa, as 19 equipas inscritas rumaram à cidade estudante, onde à sua espera tinham uma prova de 60 waypoints, distribuídos por sete tipos de “estratégias” e “livres”, existindo ainda dois controlos horários (CH) que caso não fossem validados dentro do horário previsto, implicavam a penalização de 30% na pontuação final, cada um.
As cartas militares 230 e 231 serviram de base a uma etapa que se estendeu até ao concelho de Arganil. Com os rios Mondego e Alva a dificultar a vida aos participantes, pois estes apesar do seu reduzido caudal apenas poderiam ser atravessados nas pontes existentes, o percurso obrigou ao cuidadoso planeamento dos caminhos a seguir. O objetivo da equipa da Trilhos do Estreito para esta 2.ª etapa consistiu na validação do maior número de waypoints de estratégia, em detrimento dos da modalidade livre, aproveitando assim as bonificações.
Durante as 7 horas de prova e 212 km percorridos, foram validados 39 waypoints, assim como os dois controlos horários, tendo completado 4 valiosas estratégias que valeram à equipa da Trilhos do Estreito a 4ª posição na etapa. Com este resultado, ao qual se soma a pontuação da etapa inaugural, que teve lugar na Ericeira, no passado dia 26 de fevereiro, a equipa do concelho de Oleiros sobe ao 4º lugar da classificação geral do CNN. A 4 etapas do final, numa altura em que o campeonato está muito competitivo, com equipas bastante experientes na corrida ao título, o CNN continua no próximo dia 2 de junho, em Baião, onde terá lugar a 3.ª etapa.