Trinta e sete confrarias de norte a sul do país assistiram no sábado, 10 de junho, em Oleiros ao V Capítulo da Confraria do Cabrito Estonado, marcado pela entronização de mais novos confrades.
Após três anos de interregno devido à pandemia, a instituição fundada em maio de 2015, voltou a organizar um convívio entre pares e receber todos quantos dedicam algum tempo das suas vidas a defender a gastronomia portuguesa, as raízes intrínsecas de cada território.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros e elemento fundador da Confraria do Cabrito Estonado, Paulo Urbano, referiu-se à importância dos destinos gastronómicos bem como ao incremento do turismo dos sabores de Oleiros. “O Cabrito Estonado é um dos pilares da nossa identidade enquanto oleirenses”. Nesse sentido, continuou, “a Autarquia de Oleiros, com restaurantes e produtores está a trabalhar na Certificação como Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia”.
O Vice-Presidente fez um reconhecimento público a quem, no passado, preservou esta iguaria. “Para nós oleirenses, o Cabrito Estonado estará sempre intimamente ligado, entre outras pessoas, às irmãs Romão que durante muitos anos preservaram esta marca e nos últimos 60 anos pela Maria Afonso do restaurante “O Prontinho”. Se não tem sido esta entrega na continuidade de manter este produto gastronómico como marca identitária de todos nós oleirenses talvez esta iguaria se tivesse perdido e não tivesse a força que tem hoje”, referiu. Paulo Urbano deixou ainda elogios ao trabalho desenvolvido pela Confraria do Cabrito Estonado “refletido no facto do Cabrito Estonado ser conhecido além-fronteiras”.