Treze abrigos depois, o projeto de inovação social “Abrigo e Horta”, dinamizado pela Associação Causa, no âmbito do programa “Parcerias para o Impacto”, do qual o Município de Oleiros é investidor social, chega ao fim. O Vice-Presidente e o Vereador da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques e Paulo Urbano (respetivamente) estiveram na sexta-feira, 17 de março, em contacto direto com oito beneficiários de anexos de apoio à agricultura de subsistência, a quem fizeram a entrega simbólica.
“Terminámos esta fase com o sentimento de missão cumprida. Estas pessoas viram as suas instalações de apoio aos terrenos completamente destruídas pelo fogo e esta oportunidade veio tentar colmatar essas perdas”, começou por comentar Miguel Marques. “Penso que demos uma valiosa contribuição para que estes agricultores de subsistência continuem a exercer essa atividade, sendo que o aproveitamento destes anexos fica totalmente ao critério de cada um deles, de acordo com as suas maiores necessidades”, concluiu o autarca.
Nesta última ronda de entregas simbólicas, foram visitadas as freguesias de Cambas, Orvalho, Sarnadas de São Simão, Estreito-Vilar Barroco e Isna. Para além dos membros do executivo já mencionados, estiveram ainda presentes os respetivos Presidentes e representantes das Juntas de Freguesia em questão, bem como os arquitetos responsáveis pela existência deste projeto: Lúcia Vaz Patto e Afonso Almeida Fernandes.
Uma equipa de reportagem da RTP acompanhou-nos durante parte do dia e a reportagem foi destaque no programa “Portugal em Direto”, havendo em seguida uma entrevista ao arquiteto Afonso Almeida Fernandes. Poderá assistir à mesma no Youtube.