Em plena celebração do Ano Internacional das Florestas, o Município de Oleiros aproveitou a realização da 11.ª Feira do Pinhal para realçar a importância que atribui a esta causa. Assim, sob o lema “Um Concelho pela Floresta”, num gesto simbólico e em sintonia com as temáticas escolhidas para as quatro edições trimestrais da Agenda Cultural, o stand do município enalteceu o cluster florestal, abordando-o nas vertentes da celebração em causa, das oportunidades, das ameaças e do seu uso múltiplo.
Com uma decoração alusiva ao sector, onde não faltou a casca de pinho a cobrir o pavimento, os visitantes poderiam ainda ser elucidados com a explicação do logótipo da efeméride. Com o slogan “Floresta para Todos“, é exaltado o papel central das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo.
Os elementos iconográficos do logótipo representam alguns dos valores das florestas, fazendo um apelo para realização de urgentes mudanças de mentalidade. Para além do papel central do Homem, está também evidenciado que os vários tipos de florestas fornecem abrigo para as pessoas e um habitat para a diversidade biológica; são também uma fonte de alimentos, medicamentos e água potável e desempenham um papel vital na estabilização do clima e do meio ambiente mundial. A união de todos esses elementos reforça a ideia de que as florestas são vitais para a sobrevivência e o bem-estar das sete biliões de pessoas que povoam nosso planeta.