A Unidade Móvel de Saúde de Oleiros (UMSO) assinalou ontem, dia 14 de fevereiro, o Dia Nacional do Doente Coronário. A Doença Coronária pode passar despercebida durante anos e a ausência de sintomas na sua fase inicial pode dificultar o seu diagnóstico precoce, contudo, é possível o médico fazê-lo com base na história pessoal e familiar do indivíduo, fatores de risco, exame físico e no resultado de alguns exames. A UMSO é um importante meio de sensibilização e esclarecimento de dúvidas, contribuindo muitas vezes para a sinalização de potenciais doenças e encaminhamento para os meios indicados de diagnósticos e eventual tratamento.
Segundo a Direção Geral da Saúde, embora os números registados em 2013 tenham apresentado um decréscimo face ao ano anterior, em Portugal, as doenças do aparelho circulatório continuam a ser a principal causa de morte. Salienta-se felizmente que, pela primeira vez, representaram um valor inferior a 30%.
Saiba mais sobre a doença coronária, aqui – como diagnosticar, que tratamento, o que é, causas, principais complicações e fatores de risco.