Mais de 30 cidadãos foram atendidos na Unidade Móvel de Saúde de Oleiros que desde esta terça-feira está estacionada junto ao coreto, no Jardim Municipal da vila. Nela foram realizados rastreios gratuitos de medição da pressão arterial. A Unidade Móvel de Saúde vai manter-se no mesmo local, de portas abertas durante as manhãs até sexta-feira.
Esta ação representa o regresso da Unidade Móvel de Saúde, projeto criado pelo município em 2015 e que ficou suspenso por causa da pandemia Covid. “Estamos em condições de anunciar que a Unidade de Saúde Móvel de Saúde vai voltar a percorrer as nossas freguesias, aldeias e lugares no próximo mês de junho. Tal como acontecia antes da interrupção, nesta carrinha do município vão ser prestados diariamente cuidados básicos de saúde e rastreios gratuitos ao nível dos fatores de risco das doenças cardiovasculares e outras”, acrescenta Miguel Marques.
Num breve balanço sobre a primeira ação de rastreios, esta terça-feira de manhã, a enfermeira da autarquia, Silvia Antunes, destaca que foram detetados vários casos de hipertensão, a maioria medicados. A profissional de saúde considera de “extrema importância” a existência de cuidados de saúde de proximidade à população. “A importância da Unidade Móvel de Saúde vai para além dos rastreios. Muitas pessoas trazem dúvidas sobre a toma de medicamentos, outras querem ficar mais tranquilas sobre determinado assunto na saúde ou bem-estar”.
Nesta quarta-feira, Dia Internacional da Hipertensão, faça o seu rastreio na Unidade Móvel de Saúde, tal como o fizeram dezenas de pessoas, entre as quais o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques ou o comandante dos Bombeiros Voluntários, Luís Antunes.
A Unidade Móvel de Saúde de Oleiros estará em permanente articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil.