V Mostra do Medronho e da Castanha apoiada por fundos comunitários

1317746686outdoor_medronho_e_castanha

Reconhecendo a importância do certame, no âmbito do Plano de Animação do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), a Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior associou-se ao Município de Oleiros na organização da V Mostra do Medronho e da Castanha, a ter lugar entre os dias 29 de Outubro e 1 de Novembro, em Oleiros. Em ano de crise, esta é uma medida que vem de encontro à estratégia desenvolvida ao longo dos anos pelo Município, garantindo que se continue a investir na revitalização económica e social de um território de baixa densidade e dotado de bastantes especificidades.

Tendo em conta a importância desta Mostra no âmbito da dinamização de uma zona rural como Oleiros, promovendo actividades que valorizam os seus recursos endógenos e que divulgam os produtos locais e o património cultural e natural da região, tornando-a mais competitiva, o evento conta com o apoio do subprograma 3 do ProDeR. Numa estratégia de criação de novos pólos de atracção turística, contrariando a sazonalidade da vinda de fluxos turísticos para o território, esta é uma iniciativa que se revela interessante, do ponto de vista da promoção do desenvolvimento económico e social da região, na medida em que potencia a multifuncionalidade sustentável dos seus recursos.

Face à grande procura de produtos locais de qualidade, nomeadamente agro-alimentares e artesanato, na última edição lançou-se oficialmente a Mostra de Produtos Locais, numa tenda instalada para o efeito, junto ao largo onde habitualmente se realizam as Feiras. Estiveram representados dezenas de produtores/artesãos, desde as broas de milho, as cavacas, os queijos, os licores, os linhos, os sapatos artesanais, as casas de xisto, a geleia, o mel, os tropeços, os doces, as castanhas, a aguardente de medronho, os medronheiros e castanheiros, as rodilhas, os GeoDoces, passando ainda pela cultura filarmónica e etnográfica de Oleiros. A qualidade e diversidade dos produtos apresentados nesta Mostra e a disponibilidade dos produtores, são factores demonstrativos do Concelho de Oleiros enquanto território vivo e dinâmico. Para este ano, face ao sucesso da edição anterior, pretende-se aumentar o número de representações e assim, a capacidade de oferta da Mostra.

No ano da consagração da Mostra do Medronho e da Castanha, um evento de sucesso que veio para ficar, esta quinta edição associa-se à celebração do Ano Internacional das Florestas, numa oportunidade de excelência para apelar à importância inequívoca desta riqueza. Desta forma, o destaque este ano vai para o Uso Múltiplo da Floresta.

Posts relacionados

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.