Vale do Souto – Projeto de beneficiação da levada com parecer favorável

Levada Vale do Souto (1)

O projeto de beneficiação da levada utilizada para rega em Vale do Souto, freguesia de Mosteiro e concelho de Oleiros, obteve o parecer favorável por parte da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro).

O objetivo principal desta intervenção de melhoramento é a impermeabilização da levada existente, com a reparação pontual dos locais onde se verificam as perdas de água, de modo a garantir que o caudal no início da área a regar é praticamente igual ao caudal à entrada da levada, sendo as únicas perdas as devidas à evaporação. Para além disso, será ainda colocado um medidor de caudal no início da levada para otimizar no futuro a gestão e eficiência do recurso hídrico e verificação do estado da levada.

Levada Vale do Souto (2)

As consequências imediatas da realização desta obra são a redução do tempo diário de rega, a redução do intervalo entre regas, o aumento da dotação de rega, a garantia do caudal constante e ainda a quantificação do caudal na entrada da levada. Estas traduzem-se numa melhoria efetiva da qualidade de vida dos agricultores beneficiados, nesta zona extremamente desfavorecida, além de eliminar as perdas de água ao longo da levada.

Este investimento está avaliado em 78 175€, valor cofinanciado em parte pelo PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural).

Preferências de Navegação
Quando visita o nosso site, ele pode armazenar informações pela via do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui pode alterar suas preferências de privacidade. O bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência de navegação no nosso site e nos serviços que oferecemos.