A peça de teatro “Vicente e Ladino” estreia este sábado, dia 8, pelas 21 horas no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros.
O Município tem vindo a desenvolver uma série de peças de teatro com a companhia AtrapalhArte, de entrada gratuita e alusivas a obras literárias que fazem parte do Plano Nacional de Leitura.
O espetáculo deste sábado é um testemunho da união natural entre homens e bichos – animais com um sentir humano que se igualam ao homem na mesma luta pela sobrevivência.
“Bichos” de Miguel Torga é um universo desenhado em catorze contos, onde humanos e animais partilham características e também as vicissitudes da vida, colocando questões fundamentais sobre a sociedade e a própria existência.
Este clássico da literatura portuguesa, foi publicado pela primeira vez em 1940.
Cada um dos catorze contos tem uma personagem, um animal humanizado ou um humano, que é quase animal e todos vivem em luta com a natureza, Deus ou consigo mesmo.
Dos contos da obra, a AtrapalhArte debruçou-se sobre dois: o de Ladino, o pardal manhoso, astuto e sabido, que não deixa escapar uma oportunidade, e o de Vicente, o corvo que enfrentou tudo e todos (Deus incluído) para lutar pelas suas crenças e ideais.
Esta obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 7.º e 8º ano de escolaridade.