O segundo dia do I Congresso Nacional de Turismo Rural, realizado em Oleiros nos passados dias 20 e 21 de junho, ficou marcado por uma visita temática ao concelho, na qual se inscreveram cerca de 50 congressistas. Sob o tema “Turismo, Território e Património”, a jornada permitiu que os participantes pudessem conhecer in loco algumas das potencialidades turísticas do território, derivadas de um património natural e cultural de exceção que foi valorizado nesta iniciativa.
O grupo, composto por representantes das mais variadas entidades públicas e privadas (entre municípios, universidades e empresários, oriundos dos mais variados pontos do país), foi acompanhado por uma equipa conjunta de técnicos do Município de Oleiros e da Naturtejo. A visita percorreu o território em dois autocarros, um da Turismo do Centro e outro do Município de Oleiros, e decorreu muito ao jeito de uma fam trip, tendo sido uma oportunidade de excelência para dar a conhecer alguns dos projetos e produtos turísticos existentes. Este foi o caso das praias fluviais, dos percursos pedestres, da gastronomia, das áreas classificadas, do artesanato, das tradições, dos geomonumentos, do património edificado ou de alguns aspetos históricos que também foram abordados na ocasião. Uma das Rotas evidenciadas foi a GR38 – Grande Rota Muradal Pangeia (correspondente ao Trilho Internacional dos Apalaches português), a qual se encontra em implementação no concelho, mais precisamente na Serra do Muradal.
A visita pelo território constituiu assim um dos pontos altos do congresso, realçando as potencialidades do concelho que acolheu a realização de um momento histórico para o Turismo em Portugal. Neste I Congresso Nacional de Turismo Rural, Oleiros ganhou mais visibilidade e afirmou as suas potencialidades, atingindo um posicionamento superior enquanto destino turístico que aposta na diferenciação.