João Bártolo doa 520 livros à Biblioteca Municipal de Oleiros

1423653424livros

O presidente da Generg, João Bártolo, decidiu doar 520 livros do seu espólio pessoal à Biblioteca de Oleiros. Com raízes na região, o benemérito desempenhou um papel determinante no investimento efetuado pela Generg na zona do pinhal interior (exemplo disso é a construção do Parque Eólico do Pinhal Interior – um dos maiores do país), tendo mantido sempre uma boa relação com a autarquia de Oleiros.

“Sou incapaz de deitar um livro para o lixo e de cortar uma árvore”, justifica o benemérito, lembrando que deste modo “foi dado um sentido útil a uma parte da minha biblioteca de onde, de vez em quando, tirava um livro para ler”. Esta doação foi articulada com a Câmara de Oleiros que de imediato acedeu ao desafio proposto. João Bártolo refere que este ato, foi movido, “pela esperança de que algo pudesse acrescentar – por modesto que fosse – ao alimento cultural das gentes da região onde mergulham as minhas raízes”.

Os livros agora doados e já na posse da Biblioteca de Oleiros são “acima de tudo de boa literatura”. João Bártolo disse ter o cuidado de escolher livros em português, com autores diversos, como diferentes prémios Nobel. Nomes como José Saramago, Lobo Antunes, Eugénio de Andrade ou Virgílio Ferreira fazem parte do lote de autores que compõem a coleção doada à Biblioteca João Bártolo explica ainda que “esses 520 livros fizeram parte de uma biblioteca que me foi alimentando ao longo da minha vida, pois a cultura também nos alimenta”.